3 métricas eu uso para verificar a performance do meu Instagram?
Como consultor, eu começo um novo negócio a cada vez que sou contratado por um cliente, e isso exige que eu tenha que agir de forma rápida para conseguir mostrar, através de indicadores, que estamos alcançando nosso objetivo. E este objetivo geralmente será aumentar seu faturamento reduzindo significativamente seu custo. E como eu faço para começar esse negócio que pra mim é do zero, para fazer o meu cliente ver esses resultados?
Claro que se você já me acompanha aqui, você sabe que vou falar métricas, e você está certo, mas elas não serão nada se você não tiver muito bem desenhado o processo todo, desde você se apresentar ao cliente, seja como um panfleto ou um vídeo no instagram, até o cliente efetivamente efetuar a compra. E a junção de um processo muito bem definido com as métricas, te dará a direção correta para dar o próximo passo.
Deixe-me tentar elucidar: No cenário geral, ofertamos nossos produtos e serviços através de uma conta no Instagram e realizamos as vendas através de mensagens do Whatsapp. Se isso ocorre no seu negócio, seria interessante você saber quantas pessoas se interessam naquele conteúdo, quantas pessoas realmente engajaram com seu instagram e tiveram conversões? Será que a cada 5 seguidores um compra de você?
Deixe-me tentar elucidar: No cenário geral, ofertamos nossos produtos e serviços através de uma conta no Instagram e realizamos as vendas através de mensagens do Whatsapp. Se isso ocorre no seu negócio, seria interessante você saber quantas pessoas se interessam naquele conteúdo, quantas pessoas realmente engajaram com seu instagram e tiveram conversões? Será que a cada 5 seguidores um compra de você?
Transformar tudo em matemática é a forma mais eficiente de mostrar para meu cliente que o meu processo está dando certo. E eu gostaria de deixar aqui as principais métricas que eu utilizo e o que elas me indicam:
Total de seguidores: O total de seguidores mostra a quantidade de pessoas que estão engajando com o meu conteúdo. Se o meu conteúdo for algo de valor para elas, elas vão se conectar, e ficarão ali para receber mais informações sobre os serviços e produtos.
Alcance total: essa métrica me indica que o conteúdo está sendo espalhado, significa que teve valor para as pessoas que me seguem e o instagram quer mostrar isso para mais pessoas. Isso qualifica se o conteúdo que estamos produzindo é legal para mais gente além das pessoas que me conhecem.
Quantidade de visitantes do link do perfil: Agora, imagine que o conteúdo foi legal, as pessoas estão interessadas em conhecer mais sobre o negócio, significa que elas estão nos procurando e mais próximos estamos de uma ação de vendas.
Outras métricas seguem para que o funil de vendas seja completo pela minha audiência, me dando sinais de do que está acontecendo durante o processo, assim eu sei que preciso melhorar o conteúdo, sei se preciso dar mais informações sobre o negócio, ou se o público já está pronto para comprar aquilo que será ofertando.
Detalhe seu processo, mensure suas métricas!
Um abraço!