A importância dos indicadores
Como os índices podem te ajudar a identificar possíveis problemas em seu negócio.
Um dia você abre um negócio… você planeja, sonha, de repente ele vai ser um negócio físico, você planeja todos os detalhes, os objetos, as cores, Tudo é algo planejado por você, você sabe quanto custou, quanto tempo que levou cada coisa…
Então você começa sua primeira venda, as pessoas acham seu preço ótimo, mas você trabalha tanto e não consegue sentir que tudo aquilo está sendo recompensado. Você imagina então que aumentar o preço poderia ser uma boa solução, mas e se isso fizer com que os clientes comprem menos?
Talvez quem sabe uma promoção! Legal, pois é, você vai vender com menos margem, e você vende bastante. Mas esquece do seu custo operacional, que aumenta conforme você vende mais, e começa a ver que novamente o dinheiro não está sobrando tanto quanto o serviço.
Será que você nunca passou por isso? Vender te dá prejuízo, vender pouco não paga as contas?
Evidentemente este assunto é muito extenso e várias poderiam ser as soluções. Mas o que precisamos em todas elas é algo chamado métricas.
Essas métricas são essenciais para que você possa saber como anda a saúde do seu negócio. Elas nos fornecem dados que nos darão maior clareza para tomar uma atitude. E se você quer saber quais são as 5 principais métricas que eu recomendo você tem:
Custo de Aquisição de cliente
O Custo de aquisição de cliente é o valor que custa para você para ter um novo cliente. Imagine que seu cliente é um cliente físico que vem da distribuição de panfletos, você precisaria saber quantos panfletos são entregues até que você possa saber quanto você gasta de reais em panfletos você gasta para ter um cliente. Claro que no mundo digital é muito mais fácil ter essa informação.
Ticket Médio
Além de saber o custo de aquisição, é legal saber quanto um cliente gasta em média, para aferir se o quanto você está gastando compensa na venda. Pense comigo, imagine que você gasta 50 reais para ter um único cliente, mas o ticket médio é de 10 reais, poderá significar que é necessário um ajuste para não ficar no negativo no final da operação.
Custo Operacional
E por falar em operação, saber quanto custa desde o início das vendas até o processo final onde o cliente recebe seu produto é essencial para qualquer negócio.
Tempo de vida do cliente
Este é outro índice importante, que vai dizer o valor em reais de quanto seu cliente gastou contigo durante determinado tempo, suponhamos que seus clientes compram e recompram de você por até 3 anos, e durante este período eles gastam até x reais. Isso poderá lhe dar mais estratégias para direcionar à seus clientes e aumentar a recompra.
Índices de vendas por produto/serviço
Este não se trata de apenas um índice, mas vários aspectos que podemos desenvolver à respeito das vendas seus serviços e produtos, saber a quantidade, a época, a cada quanto tempo um cliente te recorre para fazer um orçamento, isso pode aumentar consideravelmente a qualidade em seu processo de vendas, e melhor ainda a qualidade do seu fluxo de caixa
Se interessou sobre essas métricas e quer aprender como isso funciona?
Se informe sobre minha mentoria.